Objetivo do Curso de Gestão de Compras

A Gestão de Compras tornou-se uma função fundamental nas corporações, e competência chave para profissionais atuantes. O desenvolvimento e habilidade de negociação bem como o entendimento do cenário atual são, portanto essencial para o preparo da competição. Entenda quando e como comprar, através de estratégias independentes e, ao mesmo tempo, integradas às práticas das análises de dados e melhoria dos processos.

Público-Alvo

Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, assistentes, consultores e profissionais de empresas de qualquer segmento e instituições envolvidas na Gestão de Compras.

Metodologia

Exposição verbal dialogada sobre o assunto através de material desenvolvido em Power Point e disponibilizado em PDF. Interação com os participantes durante todo o curso para debates, esclarecimentos e resolução dos problemas propostos. Apresentação de cases ilustrativos relacionados ao conteúdo para otimização do mesmo.

Conteúdo Programático

Conceitos de Compras e Suprimentos de Materiais

  • Fases do processo de compras
  • Solicitação de compra
  • Conceito LEC (Lote Econômico de Compra), aplicações e modelo matemático
  • Cálculo para Ponto de Reposição de item Comprado
  • Seleção, desenvolvimento e avaliação de Fornecedores
  • Metodologia para Qualificação de Fornecedores
  • Modelos de contratos de fornecimento e Termos utilizados em Compras
  • Indicadores de desempenho em Compras (KPI’s)
  • Compras Eletrônicas e compras em regime de parceria
  • Inventário gerenciado pelo Fornecedor
  • Ferramentas de redução de custos – Compras centralizadas e descentralizadas
  • Strategic Sourcing
  • Mapeamento da Cadeia de Valor
  • Estratégias Benchmarking de Compras
  • Papel do Comprador Pró-ativo
  • Estratégias de Negociação: Negociando Custo x Negociando Preço
  • Os Elementos Fundamentais da Negociação
  • Negociando Valores – A estratégia de aquisição
  • A Preparação Essencial – O Auto Conhecimento e O Conhecimento do” Outro ”
  • Definindo a Zona de Possível Acordo – ZOPA
  • Os 7 Elementos da negociação voltados a compras
  • Técnicas & Táticas da negociação
  • A ancoragem de valores para a área de compras
  • Habilidades e Estilos de Negociadores
  • Tensão & Poder
  • Barganha & Concessões
  • A estratégia do método MACNA
  • Dinâmicas de Grupo e Avaliação dos Resultados de Aquisição
  • Exercícios e exemplos práticos

  • Conheça o Professor

    Douglas Meira

  • Profissional com 14 anos de experiência em processos Logísticos, com foco na área de Administração de Suprimentos e Operações, tendo trabalhado na indústria automobilística, em operações de transporte ferroviário, gestão do transporte rodoviário e gestão de estoques de importadores e distribuidores, distribuição de produtos manufaturados e logística reversa.
  • Possui graduação em Logística, Especialização em Administração e MBA em Gestão de Projetos.
  • Atualmente é Consultor e Professor em cursos de graduação e Pós-graduação em Logística, Administração e Engenharia de Produção.
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